Oficina das Mães

Tudo sobre o Casamento real do príncipe Harry e Meghan Markle

maio 19, 2018 Casamento Casamentos Reais Celebridades Tradicional

Casamento Real

Pouco menos de seis meses após o anúncio do noivado, aconteceu neste Sábado, 19 de maio, o casamento mais esperado do ano. Príncipe Harry e a atriz Meghan Markle subiram lindamente ao altar neste sábado, na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. O casamento real aconteceu ao meio-dia na Inglaterra (8h no horário de Brasília) e reuniu 600 convidados, entre as figuras mais importantes da monarquia britânica, como a rainha Elizabeth II, o príncipe Charles e o príncipe William, familiares de Meghan e amigos dos noivos.

Após a cerimônia, o casal saiu em cortejo pelo vilarejo de Windsor, antes de seguir para o almoço oferecido pela rainha, avó do príncipe, e para a festa, mais à noite.

Convidados começam a chegar

Os convidados já estão chegando para a cerimônia na capela de São Jorge, em Windsor. Já estão no local a apresentadora americana Oprah Winfrey, a irmã de Kate Middleton, Pippa, o casal George e Amal Clooney, David e Victoria Beckham, o ator Idris Elba e o cantor James Blunt. Entre outros.

Chegada do Noivo

Príncipe Harry chegando com o irmão para a cerimonia,

Chegada da Noiva

Acompanhada da mãe, Doria Ragland, Meghan Markle deixou o hotel e está a caminho do castelo de Windsor.

Cerimônia

Após a polêmica provocada pela ausência do pai da noiva, Thomas Markle, Meghan entrou sozinha na capela, acompanhada por 10 crianças que fizeram pares de damas de honra e pajens, entre eles o príncipe George e a princesa Charlotte, filhos do príncipe William e de Kate Middleton.

O pai de Meghan passou por uma cirurgia no coração recentemente. A alegação médica foi dada depois que Thomas ganhou destaque nos jornais ao ser descoberto por aceitar ser fotografado por um paparazzo em troca de dinheiro. 

Com a ausência de Thomas, o príncipe Charles – pai de Harry e William – levou Meghan até o altar. Ela deu o braço ao sogro, o príncipe Charles, apenas nos metros finais.

O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja Anglicana, tomou os votos matrimoniais dos noivos, que passaram grande parte da cerimônia de mãos dadas. Michael Curry, o bispo presidente da Igreja Episcopal dos EUA, fez um sermão sobre o amor e citou ativista negro Martin Luther King.

A cerimônia teve diversos momentos emocionantes, como o sermão do bispo americano Michael Curry e a versão da música “Stand By Me” cantada por um coro gospel (veja abaixo).

As alianças de Harry e Meghan foram feitas pela Cleave and Company. A atriz usará um anel de ouro galês, um presente da rainha Elizabeth II. Já o príncipe usará um anel de platina texturizado.

Os homens da família real britânica nem sempre usam aliança – eles não são obrigados a isso. O príncipe Charles é um dos poucos a ter optado pelo acessório – e agora junta-se a ele seu filho, Harry.

As alianças serão levadas à capela de São Jorge pelo príncipe William, padrinho de casamento do irmão.

Votos

Seguindo a tradição iniciada com a princesa Diana, em 1981, Meghan decidiu não pronunciar a palavra “obedecer” dos tradicionais votos de casamento. Em inglês, os votos tradicionais para a mulher costumam citar “love, cherish and obey” (amar, cuidar e obedecer). Meghan disse apenas “love and cherish” (amar e cuidar). Isso já é comum em casamentos no Reino Unido, mas, em relação à família real, a escolha pode ser considerada moderna.

Feminista, Meghan defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres e é representante da ONU Mulheres, braço da Organização das Nações Unidas para a promoção da igualdade de gênero.

Fim da cerimônia

Desfile em carruagem

Após a cerimônia na capela, os agora duque e duquesa de Sussex, deixaram a igreja e entraram em uma carruagem aberta para saudar as milhares de pessoas que acompanharam a cerimônia em telões.

Festa

Após o passeio de carruagem diante do público começa a parte privada do casamento, com um almoço oferecido por Elizabeth II no castelo de Windsor e uma festa à noite na mansão Frogmore, presente do pai do noivo, o príncipe Charles.

Cardápio da festa

O site oficial da monarquia britânica divulgou o cardápio do almoço que a rainha está oferecendo aos 600 convidados do casamento de Harry e Meghan.

Será servido uma série de canapés com os seguintes recheios:

  • Lagostins escoceses com creme fresco cítrico de salmão defumado
  • Aspargos ingleses grelhados envoltos em presunto da Cúmbria
  • Tartar de tomate e manjericão com pérolas de balsâmico
  • Panna cotta de ervilhas com ovos de codorniz e lúcia-lima
  • Frango cozido com iogurte levemente apimentado temperado com damasco assado
  • Croquete de confit de cordeiro de Windsor, legumes assados e geleia de chalota
  • Lanças de espargos quentes com muçarela e tomates secos ao sol
Os convidados também serão servidos com uma seleção de “bowl food” (comida em tigelas), incluindo:
  • Fricassé de frango caipira com cogumelos morel e alho-poró
  • Risoto de ervilha e hortelã com brotos de ervilha, óleo de trufas e batatas fritas de parmesão
  • Barriga de porco assada por 10 horas com compota de Maçã e torresmo

Finalmente haverá canapés doces, incluindo:

  • Macarons de champanhe e pistache
  • Tortinhas de crème brûlée de laranja
  • Tortinhas de crumble de ruibarbo

O bolo de casamento também será servido na recepção. Desenhado por Claire Ptak, ele tem como ingrediente xarope de flor-de-sabugueiro produzido na residência da rainha em Sandringham, a partir das próprias árvores de sabugueiro da propriedade, bem como um leve pão-de-ló exclusivamente formulado para o casal.

Para tomar, os convidados serão servidos com champanhe Pol Roger Brut Réserve Non Vintage e uma seleção de vinhos. Uma variedade de bebidas não-alcoólicas também será servida, incluindo um mocktail de maçã e sabugueiro, feito com o mesmo xarope de flor-de-sabugueiro usado no bolo de casamento, e o suco de maçã de Sandringham Cox.

A recepção vai incluir o momento do corte do bolo de casamento e discursos do príncipe de Gales, príncipe Harry e Markle. O Duque de Cambridge, que é padrinho, atuará como mestre-de-cerimônias da recepção.

Enfim Casados

O Oficina das Noivas, é um cantinho de referências e inspirações, onde falamos sobre conceitos, tendências e informações. Propomos um mundo de ideias, unindo ações online e off-line, em um universo totalmente interativo, moderno e completo.

Deixe seu comentário!