Oficina das Mães

Campanha Outubro Rosa | Medscan Lagos

out 30, 2019 Outros

O mês de Outubro chegou ao fim, porém a campanha do Outubro Rosa deve continuar SEMPRE. O câncer de mama sempre foi um problema pertinente no mundo, sendo responsável por 28% dos novos casos de câncer no Brasil e no mundo. Atualmente, muitas campanhas foram criadas com o intuito de prevenir, dar apoio e ajudar, como é o caso do Outubro Rosa, que hoje abrange o mundo todo.

Apesar de todas as campanhas, ainda existe muita dúvida quanto ao câncer de mama e tudo que ele envolve e, por isso, convidamos a Medscan Lagos para esclarecer algumas perguntas comuns.

Mamografia

Antigamente, a mamografia era vista como um processo que ainda gerava muita insegurança, devido aos seus altos índices de radiação, fazendo com que médicos e pacientes se questionassem se ela não contribuía para o crescimento do câncer. Hoje, com todas as evoluções tecnológicas, também foi possível avançar nessa área e trazer para a população um procedimento seguro e eficaz.

A mamografia deve ser realizada em pacientes de 40 a 69 anos, pelo menos uma vez por ano, sempre com o acompanhamento de um ginecologista de confiança, que irá indicar o melhor momento para começar com os exames. Em alguns casos, como o de pacientes com histórico familiar da doença, é aconselhado começar mais cedo, para que a prevenção seja dobrada.

Auto Exame

Segundo o Radiologista Rafael Mendes da Medscan Lagos, apesar de muito indicado por alguns, o auto exame é algo ainda muito superficial e que acaba gerando muita preocupação, por vezes, desnecessárias. Se conhecer e saber quando há algo de errado com o próprio corpo é essencial para qualquer pessoa, no entanto, quando se trata de algo tão sério como o câncer de mama, o ideal é procurar ajuda profissional e manter a calma.

Prevenção e Grupos de Risco

Os grupos de riscos são pessoas que apresentem:

  • Histórico de câncer na família
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Uso de anticoncepcional com estrogênio e progesterona
  • Pacientes que fazem terapia de reposição hormonal

Quando se trata de uma doença como o câncer, é muito difícil tomar alguma medida que acabe com todas as chances de desenvolver a doença, porém, podemos iniciar hábitos que ajudem a prevenir, como praticar exercícios, ter uma alimentação saudável e balanceada e ir periodicamente ao ginecologista.

Não se esqueça,  cada corpo tem uma história e, o cuidado com as mamas, faz parte dela. Cuide-se!

O Oficina das Noivas, é um cantinho de referências e inspirações, onde falamos sobre conceitos, tendências e informações. Propomos um mundo de ideias, unindo ações online e off-line, em um universo totalmente interativo, moderno e completo.

Deixe seu comentário!