Oficina das Mães

Lembrancinhas | Tudo o que você precisa saber para mimar seus convidados

nov 29, 2018 Lembrancinhas

Oferecer uma lembrancinha aos convidados já está inserido nas tradições do casamento, não é verdade? A entrega do mimo é uma maneira muito delicada de agradecer a presença de todos neste momento tão importante da vida do casal. Sem contar que é um jeito mega carinhoso de fazer com que eles levem para casa um pedacinho desse dia especial. Além disso, não temos dúvida de que eles AMAM receber esses mimos.

Mas na hora do planejamento das lembrancinhas, sempre surge aquela pergunta: O que eu posso oferecer para os meus convidados? A verdade é que não há regras a respeito do que se deve oferecer ou não como lembrancinhas de casamento, sendo assim, poderão escolher o que mais agrada ou o que melhor se encaixa no orçamento disponível.

♥ Como calcular a quantidade de lembrancinhas?

Lembrancinhas como sachês, velas, porta-jóias, objetos de biscuit, flores, porta-retratos, entre outras opções decorativas, podem ser oferecidas somente às mulheres.

Já as lembrancinhas comestíveis devem ser oferecidas a todos os convidados, incluindo as crianças.

Uma dica interessante é calcular sempre 10% a mais para que não falte, caso alguém peça para levar mais de uma.

♥ Como distribuir as lembrancinhas?

As lembrancinhas podem ser dispostas em uma mesa próxima ao local de saída, podem ser distribuídas pela equipe do cerimonial no final da festa, podem ser distribuídas pela própria noiva ou deixadas sobre a mesa, no lugar de cada convidado antes do início da festa.

Fique com a opção mais conveniente de acordo com a lembrança escolhida.

♥ Como distribuir as lembrancinhas quando não há festa?

Quando não há festa as lembrancinhas podem ser distribuídas na saída da igreja pela daminha de honra, por uma das madrinhas ou até mesmo pela própria noiva. Como não haverá bolo, os bem casados, pães de mel ou trufas são ótimas opções.

♥ Outras Opções:

Enviar a lembrancinha junto com o convite. Neste caso, como o evento ainda não aconteceu, não seria propriamente uma lembrancinha e sim um mimo para surpreender os convidados.

Não é necessário o tradicional cartãozinho que acompanha as lembrancinhas de festa e evita preocupações com a distribuição e com a falta.

Se esta for a escolha do casal, evitem as lembrancinhas comestíveis que podem estragar ou derreter antes de chegar às mãos do convidado.

 Dicas de Lembranças

Vivas:

As lembrancinhas vivas são flores ou plantinhas, que possam ser plantadas pelos convidados em casa ou já venham em um vasinho com terra. É legal porque as pessoas vão guardar a lembrancinha por um bom tempo e ainda vão cuidá-la e fazer multiplicar-se {assim como a amizade de vocês}.

Veja alguns exemplos dessas lembrancinhas vivas:

♥ Sementes de alguma flor ou planta que vocês adoram.

♥ Mini buquês feitos com as mesmas flores utilizadas no buquê da noiva.

♥ Bulbos de flores em um vasinho.

♥ Uma única rosa colocada sobre o prato de cada convidado.

♥ Vasinhos de violeta ou outra planta.

♥ Potpouri.


Tradicionais:

♥ Sachês perfumados de tule, renda ou veludo.

♥ Saquinhos com amêndoas.

♥ Mini porta-retratos.

♥ Porta-jóias ou outras miniaturas de porcelana ou metal, delicadamente embrulhados.

♥ Câmeras descartáveis.

♥ Sabonetes artesanais.

♥ Cestinhas de flores de seda.

♥ Velas aromáticas.

Comestíveis:

♥ Bem-casados.

♥ Caixinhas com uma única trufa (deverá ser oferecida para todos os convidados) ou cheia de balinhas de chocolate.

♥ Mini garrafas de vinho ou champanhe com o nome ou foto de vocês e a data do casamento gravado.

♥ Balinhas de menta, embrulhadas em tule ou renda e amarradas com uma fitinha contendo o nome dos noivos e a data do casamento gravada.

Modernas:

Chinelos ou pantufas personalizados

Kit antirressaca para os convidados. No kit vem Epocler, Engov, chiclete para disfarçar o hálito de bebida e até um curativo ou um frasco repleto com confeitos de chocolate – tudo dentro de uma caixa de remédio personalizada.

♥ Paper Crafts é o sapatinho com gloss, ideal para presentear as convidadas mulheres.

Potinhos personalizados com temperos dentro, ideais para noivas que gostam de cozinhar e querem dividir com os convidados o segredo do sabor de seus pratos.

♥ Mini garrafas personalizadas de vinhos.

♥ Ecobag com coisinhas para tomar café da manhã

 Foto tirada durante a festa e revelada na saída

♥ Máscara de papel com a foto da noiva (para as mulheres)  e do noivo (para os homens).

Lembrancinhas decorativas:

♥ Coisinhas para decorar a casa sempre fazem sucesso, principalmente com o público feminino. Imã de geladeira, porta-retrato, almofada com a foto do casal, sachê perfumado e caixinhas decoradas com sabonete – como o da Casinha de Noiva, são ótimas opções. Adesivos com a foto dos noivos também pode enfeitar diversos ambientes.

Lembrancinhas temáticas:

♥ São usadas quando o casamento é em uma data comemorativa. No Natal, por exemplo, você pode distribuir guirlandas, na Páscoa, ovos de chocolate personalizados e no Dia dos Namorados, corações de pelúcia.

Lembrancinhas pessoais:

♥ Vocês podem presentear os convidados com algum objeto que lembre o primeiro encontro de vocês, algo relacionado com a profissão do casal (se forem dentistas podem dar de presente escovas de dente com as iniciais do casal), algo relacionado com algum esporte que os dois gostam muito, por exemplo: mini prancha de surf, camisetas de futebol personalizadas e etc.

Lembrancinhas úteis;

♥ Bloquinhos personalizados.

♥ Porta caneta personalizado.

♥ Canetas personalizadas.

♥ Bolacha para chope.

♥ Canecas com foto.

♥ Copos com foto.

♥ Squeeze personalizado.

♥ Tampa para garrafa de vinho.

As lembrancinhas têm uma simbologia muito especial para o convidado e o importante é que ela transmita verdadeiras lembranças desse dia tão importante, para que seja sempre lembrado com muito carinho.

E a partir dessas dicas e ideias, essa etapa será ainda mais fácil.

Nos conte o que achou, vamos ficar felizes com o seu retorno!

Crédito das imagens

Foto 1 e 5: Leslee Mitchell | Foto 2 : Carol Ritzmann | Foto 3: Lulu Sugar | Foto 4: Desire Cacau |

O Oficina das Noivas, é um cantinho de referências e inspirações, onde falamos sobre conceitos, tendências e informações. Propomos um mundo de ideias, unindo ações online e off-line, em um universo totalmente interativo, moderno e completo.

Deixe seu comentário!