Topo

entrevista especial | câmera mágica

em 28.03.16 | por Nici Guedes

Todos por aqui já sabem o quanto somos gratas por estarmos cercadas de parceiros tão especiais e competentes e o quanto ficamos contentes por conhece-los um pouquinho mais a cada dia!

Batemos um papo super bacana com um casal mega apaixonado por arte, amantes da natureza, do sol, das árvores, que ama compartilhar experiências e fazer novos amigos!

Eles são Roberta e Anderson, responsáveis pelos mais belos registros na empresa de fotografia Câmera Mágica, no qual temos o maior ogulho de ter em nosso time top de fornecedores mega selecionados.

CHAMADA DO BLOG_POST NA FANPAGE_CAMERA MAGICA

>>Conte um pouco sobre a história do casal<<

Estamos juntos há sete anos e, desde o início, nossa sintonia sempre foi muito forte. Temos uma relação bastante saudável. Estamos sempre cuidando de nós, procurando onde podemos ser melhores um com o outro. Gentileza, amizade, companheirismo e parceria são palavras que nos definem bem como casal.
Quando nos conhecemos em 2008, apesar de termos estilos bem diferentes (Roberta Lopes, estudante de Ciência da Computação, toda “certinha”, sistemática, estudiosa, que sonhava em ser funcionária pública; e Anderson Márcio, estudante de Educação Física, todo “zen”, vivendo o agora, deixando que a vida mostrasse o caminho naturalmente), estávamos dispostos a ter um relacionamento sério e aprender muito um com o outro. Queríamos compartilhar experiências, ser um para o outro o melhor que pudéssemos ser. E consequentemente a todos ao nosso redor. Gostamos de encarar a vida de um jeito leve, usando os imprevistos ao nosso favor e tentando extrair sempre o lado positivo das situações.

Camera Magica - Fotos do Casal (4)Camera Magica - Fotos do Casal (3) Camera Magica - Fotos do Casal (10) Camera Magica - Fotos do Casal (5)

>>Como surgiu a ideia de trabalhar juntos<<

A fotografia sempre esteve muito presente em nossas vidas. Desde bem novos adorávamos registrar os passeios, momentos em família e tudo mais que pudéssemos. No início do namoro, o Anderson tinha uma câmera digital compacta, bastante comum antes da chegada dos smartphones, e vivia com ela a tira colo registrando todos os nossos passeios, viagens e até alguns momentos em casa rs.
Em 2010 iniciamos a “carreira” na fotografia com as divertidas cabines de foto maluca. Após fazer alguns trabalhos para uma amiga, como um hobby nos finais de semana, decidimos investir e montar nossa própria cabine. Foi então que surgiu a Câmera Mágica. Notebook, impressora, papeis fotográficos, acessórios divertidos para fantasiar os convidados das festas e câmera compacta nas mãos e lá fomos nós, através de indicação de amigos, profissionais parceiros que fizemos ao longo do caminho e o Orkut que utilizávamos bastante na época para a divulgação.
Com o tempo, sentimos a necessidade em nos aprofundar na fotografia para obter fotos com maior qualidade, que pudessem captar expressões, emoções e movimentos. Queríamos ir além das cabines, estávamos em busca de fotografias mais espontâneas nos nossos passeios, com nossos amigos e porque não como hobby em eventos nos finais de semana?! Após três anos de investimento em cursos, workshops e equipamentos fotográficos, decidimos deixar as cabines de lado e mergulhar no universo dos eventos. Em 2015 tomamos a decisão de nos dedicar exclusivamente à empresa e fazer do hobby nossa principal fonte de renda.

Camera Magica - Fotos do Casal (1)

>>quais são os maiores desafios da profissão<<

Ao nosso ver, o maior desafio de um fotógrafo de casamento consiste em aliar e estruturar quatro pilares: gestão, técnica, emoção e relacionamentos.
A GESTÃO engloba todas as atividades que um fotógrafo de eventos deve realizar, enquanto autônomo, empreendedor e dono do seu próprio negócio. Dentre elas, captação, manutenção, contato constante e pesquisa de satisfação com clientes, marketing, finanças, aspectos jurídicos, entre outros.
A TÉCNICA, como o próprio nome sugere, evolve todos os aspectos técnicos necessários para desempenhar a função. Dentre eles: ter domínio sobre seu equipamento, possuir o equipamento necessário para o tipo e estilo de fotografia desejado, apurar seu olhar fotográfico buscando um diferencial, estar sempre antenado às tendências de modo a oferecer o que há de mais atual aos seus clientes, oferecer serviços de qualidade, etc.
A EMOÇÃO. Um aspecto subjetivo, mas de imensa importância para os fotógrafos de casamento. Gostamos de captar os sentimentos em sua essência, evidenciando a espontaneidade, deixando com que tudo ocorra ao seu tempo, com o mínimo de interferência possível. Para isso, temos como principal objetivo conhecer nossos clientes de perto, entender suas necessidades, seus sonhos e seus desejos mais profundos para que cada detalhe seja do jeitinho como sonharam.
Os RELACIONAMENTOS são indispensáveis. O fotógrafo de casamento deve ter bons relacionamentos e saber lidar com as mais variadas situações para entender o que o cliente deseja, como ele deseja e esclarecer como poderá atender suas expectativas. Além disso, o bom relacionamento com familiares, amigos e demais fornecedores do evento deixam o ambiente mais leve e agradável.

>>o que mais os motiva<<

Somos cada vez mais apaixonados pelas relações humanas e emoções. A fotografia nos possibilita estar sempre em contato com os mais belos sentimentos de felicidade e transforma-los em arte, cores e vida. Esse contato renova as energias e revigora a alma.
A busca constante por desafios também é um fator que muito nos motiva na profissão. Com o olhar atento aos detalhes, nos gestos e nos carinhos, buscamos apurar nossa sensibilidade a cada trabalho, aliando técnica, amor e diversão.
A fotografia mudou completamente a nossa vida! Amamos o que fazemos e sentimos que todos os dias são únicos e de aprendizado. Hoje temos a oportunidade de conhecer pessoas novas, conhecer suas histórias de vida e deixar um pouquinho da nossa também, além de ter mais tempo de apreciar a natureza, a família e os amigos.

>>o que mais amam registrar<<

Amamos fotografar momentos de afeto, amor, trocas de carinho, em particular, com casais que estejam se preparando para o grande dia, ou para receber um novo membro da família, o casamento, noivos em sua lua de mel. Curtimos muito registrar essa sintonia entre duas pessoas que se amam.

>>Como é o processo com os noivos<<

Desde a primeira reunião, procuramos conhecer bem o casal e traçamos o perfil dos noivos. Ao longo do tempo, utilizamos de vários artifícios para manter o contato constante com eles e extrair seus desejos e sonhos para o casamento. Essa etapa é fundamental para que possamos conhecer sua história, seus gostos, seu estilo e nos preparar para captar todos os detalhes que evidenciarão nas fotos, todo sentimento envolvido com as pessoas escolhidas para estarem ao seu lado no grande dia.
Com o perfil traçado, conseguimos identificar se os noivos são tímidos, extrovertidos, românticos, agitados e vamos quebrando o gelo ao longo do tempo. No dia do casamento ou e-session, buscamos uma direção que combine com seus gostos, deixando-os bem à vontade. Dirigimos as poses, com o mínimo de intervenção, e sem constrangimentos! Estamos todos ali para nos divertir e tornar o dia especial.

>>como lidam com noivos mais introvertidos<<

Procuramos ter uma relação bem próxima com os noivos, de modo a conhecer seus gostos e tudo o que mais amam fazer. Buscamos, junto com eles, evidenciar nas fotos aquilo que eles mais curtem, tornando das fotos apenas registros de momentos felizes. Sendo assim, vamos adaptando nossa direção de acordo com cada tipo de noivo, deixando o espaço hiper aberto para criarmos juntos algo que tenha o jeitinho e a personalidade deles.

>>o que os noivos devem fazer para facilitar o processo<<

Antes do Casamento: Fornecer o máximo de informações que puderem. A fotografia é muito subjetiva, então toda informação é usada de modo a nos fazer perceber detalhes que são importantes para os noivos.
No dia do Casamento: Apenas relaxem, aproveitem e curtam cada segundo, pois estaremos atentos registrando todos os detalhes.

>>quais conselhos dariam aos noivos<<

Nosso conselho aos noivos é que estejam bem próximos dos seus fotógrafos e cinegrafistas. Conversem bastante com eles, falem sobre seus gostos, seus desejos e seus sonhos. Mantenha-os informados sobre tudo o que ocorrerá no grande dia, inclusive as surpresas, para que eles possam se posicionar estrategicamente e fazer o registro do melhor ângulo possível.
Escolha como fotógrafo alguém que você se identifique não só como profissional, mas também como pessoa. Ele estará ao seu lado o tempo inteiro, registrando cada momento e cada segundo.

>>Casamento Real Laís + Glauco<<

Camera Magica - Casamento real (1)Camera Magica - Casamento real (2)Camera Magica - Casamento real (5)Camera Magica - Casamento real (4)Camera Magica - Casamento real (6)Camera Magica - Casamento real (10) Camera Magica - Casamento real (9) Camera Magica - Casamento real (8) Camera Magica - Casamento real (7)

>>Ficha Técnica<<

Fotografia: Câmera Mágica – Anderson Márcio e Roberta Lopes | Making of: Hotel Vila Galé – Lapa/rj | Cerimônia: Rua do Carmo – Centro/rj | Recepção/ Buffet: Bistrô Ouvidor | Decoração: Glauco e Laís (os noivos) | Maquiagem: Sayonara Ribeiro Lima | Bem Casados: Isis, Bem Casados | Doces: Pecan Confeitaria | Fotos Externas dos noivos: Monumentos do Rio Antigo/ Ruas do Centro do Rio de Janeiro/ Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Deixe um comentário