Oficina das Mães

As dúvidas mais frequentes sobre papelaria de casamento

abr 15, 2019 Papelaria Planejamento

Quando é dada a largada com os preparativos do casamento, é normal muitos noivos ficarem perdidos em meio a tantos detalhes que precisam ser resolvidos e escolhidos, não é verdade?

As principais dúvidas começam a surgir no momento da escolha de toda papelaria, quantos convites encomendar? Com quanto tempo de antecedência? O que é R.S.V.P? E por aí vai… Mas podem ficar tranquilos e respirarem aliviados, pois reuni nesse post as dúvidas mais frequentes quando o assunto é papelaria, e com certeza irá te ajudar e muito!

Vamos as dúvidas

  • O que é a tão famosa sigla R.S.V.P?

Então vamos lá, a sigla R.S.V.P significa “Responda por favor!” e é um serviço de confirmação de presença. Podendo ser ativo, receptivo ou passivo e para isso pode ser disponibilizada a linha telefônica para receber confirmações até a data estipulada; endereço do website para confirmação online ou até mesmo entrar em contato no dia combinado com aqueles convidados que ainda não se manifestaram.

O seu objetivo é confirmar a presença do convidado e de informar detalhes necessários sobre o evento.

  • Como saber a quantidade de convites que devo encomendar?

Outra dúvida muito frequente que os noivos costumam ter é a respeito da quantidade dos convites que devem ser encomendados.

Eu gosto sempre de aconselhar aos noivos que façam uma continha simples: divida a quantidade de convidados por duas sobras de 15% a 25%, porém a porcentagem pode variar de acordo com a lista de convidados, mas em média costumam ser esses valores.

  • Quanto tempo antes do casamento deve encomendar os convites?

O tempo de antecedência ideal é de 04 meses antes do casamento, para que haja tempo hábil entre a confecção, caligrafia, alterações, etc. Sem contar que é necessário entregar os convites com uma certa distância da data do casamento para que os convidados possam se programar para o evento.

  • Qual é o prazo para confecção?

Na maioria das vezes as gráficas levam de 15 a 20 dias úteis após a aprovação. Mas é importante se atentar no caso de empresas online, pois ainda tem o prazo de entrega da transportadora.

  • Quanto tempo antes do evento tem que entregar os convites?

É recomendado entregar os convites entre 45 e 30 dias antes da data do evento, assim, os convidados podem se programar com antecedência e já reservar na agenda o dia do casamento.

  • Qual é o tempo ideal para enviar um cartão de agradecimento do presente, após o casamento?

Muitos noivos costumam enviar um cartão de agradecimento do presente aos convidados, e o ideal é enviar logo em seguida da volta da “Lua de Mel”, sendo que muitas vezes, no próprio cartão, aproveita-se para oferecer a residência.

  • No convite de casamento, em vez de os pais estarem convidando, é deselegante os próprios noivos estarem convidando?

Não, sem problemas. Isso pode ser feito tranquilamente, caso não seja surpresa de última hora para os pais que podem ficar magoados com tal atitude, já que a tradição é de os pais convidarem, além do que, faz com que eles tenham muito orgulho desse acontecimento. Caso isso não cause problemas entre as famílias, não há problema algum dos próprios noivos encabeçarem o convite de casamento.

  • É deselegante pedir o dinheiro aos convidados no lugar do presente de casamento?

Muitas vezes sim, aos convidados em geral, jamais peça algo! Pode sim, dar a sugestão aos padrinhos e familiares mais íntimos, explicando que isso ajudaria na viagem de lua-de-mel.

Essas dicas são MEGA valiosas e estão prontas para serem colocadas em prática! <3

Listamos aqui outros posts também podem te ajudar:

O Oficina das Noivas, é um cantinho de referências e inspirações, onde falamos sobre conceitos, tendências e informações. Propomos um mundo de ideias, unindo ações online e off-line, em um universo totalmente interativo, moderno e completo.

Deixe seu comentário!