Oficina das Mães

Menu de Casamento | Dicas de como fazer

jan 29, 2018 Papelaria Planejamento

Quando a opção dos noivos é oferecer um jantar ou almoço para celebrar sua união, é elegante e de bom gosto deixar à disposição nas mesas o menu com o que será servido. Dessa forma, os convidados terão conhecimento dos ingredientes de cada iguaria, podendo se programar ao longo do evento.

Mas na hora de disponibilizar o cardápio no menu, os noivos ainda têm muitas dúvidas, e muitos nos escrevem aqui no blog pedindo dicas de como fazer. Então, para nos ajudar nesta tarefa, convidamos a Dona Amélie.

A marca desenvolve identidade visual e papelaria personalizada, desde 2014, para noivos que não querem seguir padrões e buscam imprimir sua personalidade no casamento.

Em apenas 4 anos, já imprimiram amor para quase 200 casais, com projetos totalmente único e exclusivos para cada cliente. Ou seja,  know-how eles têm de sobra.

Segundo os sócios Beatriz e Marcos, o desenvolvimento da identidade visual deve ser sempre alinhada com o estilo da festa e local que ela será realizada. A escolha da paleta de cores também ajuda bastante no processo de desenvolvimento da identidade. Então se puder alinhar este momento de criação entre o design gráfico e o design de decoração, pode ser uma excelente dica para começar.

Uma coisa é certa! A definição da identidade visual do casamento é um dos itens mais importantes do planejamento, é isso que dará sentido e personalidade a sua festa.

É imprescindível. Todos os noivos que querem deixar sua marca no casamento, precisam investir neste quesito, assim a festa não fica só gravada nos itens de papelaria e decoração, mas na memória dos convidados, que terão a sensação de vivenciar os melhores momentos deste dia especial, como se estivessem num cantinho de sua casa.

Quando a identidade visual é definida, ela pode dar sentido a diversos elementos desde os objetos decorativos, à papelaria inteira do casamento e hoje vamos falar sobre o cardápio da festa no menu.

Fizemos algumas perguntas aos sócios, as mais frequentes para começar, e se ao final deste post, você tiver mais alguma dúvida, escreve pra gente, vamos ter o maior prazer em te ajudar.

Perguntas e respostas por Dona Amélie

1) O que escrever? É necessário que todo o conteúdo do cardápio, esteja discriminado no menu?

R: Indicamos que esteja descrito todos os pratos que serão servidos sim, assim, quem tiver alguma restrição alimentar ou for vegetariano ou vegano pode optar bem pelo que vai comer.

2) Como escolher o formato perfeito?

R: Sempre dizemos que isso vai muito do projeto de decoração. É a equipe de decoração que “comanda” mais no formato que iremos utilizar, pois muitas vezes podem escolher o estilo livro, e a decoradora considerar mais coerente utilizar o estilo compridinho em cima do sousplat, por exemplo. Ou vice-versa. Então é sempre bom consultar antes o que o designer de decoração planeja.

3) O estilo do casamento é levado em consideração?

R: Sempre! Mas não tanto no formato, apenas no layout. É possível fazer tanto o formato livro, quanto o compridinho ou redondo para um casamento tradicional ou para um casamento descontraído.

4) Qual o estilo de cardápio mais pedido em 2017?

R: O formato livro foi o mais pedido!

5) Tem alguma tendência chegando para 2018?

R: Tivemos um pedido lindo de um cardápio redondo para ficar exatamente em cima do sousplat, acho que vai ficar incrível e pode virar tendência. Arriscamos inclusive em sugerir que os noivos possam ousar mais no formato do corte, como os formatos geométricos por exemplo!

6) Falando em tendências, os noivos devem seguir?

R: Acreditamos muito que eles devem seguir o que eles sonham e querem, pra que o casamento e a papelaria transmitam exatamente o que eles são!

7) Qual a ordem de informações devem seguir?

R: Geralmente a ordem mais coerente a ser utilizada é iniciar com as entradas: entradas frias, entradas quentes, pratos principais, petiscos, sobremesas e bebidas. Mas isso não é uma regra, como mencionamos sempre, o formato deve sempre seguir aquilo que o casal deseja para o seu casamento, e não algo já estabelecido ou pré-moldado.

8) Existe alguma regra de etiqueta por exemplo?

R: Não saberíamos dizer pois seeeempre deixamos os noivos muito a vontade para fazer como eles bem quiserem. Inclusive amamos quando os noivos deixam a papelaria mais pessoal possível, com títulos engraçadinhos no menu em cada parte, por exemplo.

9) É importe discriminar o tipo de serviço do menu no cardápio?

R: É sim, pois ninguém fica perdido no dia se o serviço vai ser volante, ou se devem ir ao estacionado.

 10) Hoje em dia cada vez mais pessoas estão aderindo a uma alimentação saudável, neste caso, se os noivos optarem por disponibilizar um menu diferenciado, é preciso fazer um cardápio à parte? Ou apenas informá-lo no mesmo cardápio com todas as opções?

R: Acreditamos que basta informar no cardápio com todas as opções. Já tivemos alguns noivos que colocavam uma folhinha ao lado das opções vegetarianas, ficou lindo!

11) No caso de estações, é importante manter as informações de comidas que estão dispostas na mesa?

R: Com certeza, para evitar aquele “peguei mas não gostei, não era isso que queria”. ou nos casos mais graves como para os convidados alérgicos, saberem exatamente o que está sendo servido e escolher apenas alimentos que possam consumir. Para esses casos também temos formatos.

5 Dicas para não errar na montagem do menu

Por Dona Amélie 

1. Sempre pense bem no seu cardápio, procure agradar a todos os seus convidados;
2. Faça a última degustação com antecedência para o caso de querer mudar algo, ter tempo hábil para isso;
3. Envie o texto para a empresa de papelaria com antecedência para possíveis alterações e correções de texto e verifique muuuuito bem cada grafia do menu, isso é algo que sempre gera confusão;
4. Veja com seu decorador o melhor formato pro seu casamento;
5. E por fim! Façam exatamente como quiserem e sonharam para o grande dia, não se prendam a regras e tendências. Porque não, um título engraçado ou mais sério? Quebrem paradigmas e pensem sempre no que  realmente irá transmitir o que realmente são.

Impressione os convidados com estilo e personalize a identidade visual do seu casamento.

Crédito das imagens

fotos 1: Muniz e Maia | fotos 2,3,4, 10 e 11: Maiatos | foto 5: Thay Rabbello | foto 6: Vander Zulu e Cia | foto 7: Rachel Escobar | Foto 8,9: Francorossi | Foto 13: Johansson

Veja Também:

O Oficina das Noivas, é um cantinho de referências e inspirações, onde falamos sobre conceitos, tendências e informações. Propomos um mundo de ideias, unindo ações online e off-line, em um universo totalmente interativo, moderno e completo.

Deixe seu comentário!