Oficina das Mães

Quando devo contratar meus convites de casamento?

set 19, 2018 Papelaria Planejamento Planejando o casamento

Será que ainda dá tempo?

Venha entender de uma vez por todas com esse guia prático e não perca o seu prazo! <3

Você já procurou inúmeras referências de convites de casamento no Pinterest, no Instagram, passou horas filtrando e salvando várias ideias, decidindo o estilo, as cores e finalmente decide pedir um orçamento.

Então, você descobre que não dá mais tempo do convite ficar pronto para a data que você precisa e começa o momento tenso de correr contra o tempo. 

A opção encontrada é se contentar com o pouco e ficar com um convite genérico, sem a sua personalidade. Mas também muitas vezes nem mesmo um convite de casamento mais simples fica pronto no seu prazo.

Agora seus amigos e familiares receberão o convite às vésperas do seu casamento e ainda irão correr o risco de não receber. Seria péssimo, não é mesmo?

Infelizmente esse cenário é real e bastante frequente, tudo porque muitas noivas não sabem exatamente quando devem contratar os fornecedores.

Se você não quer correr esse risco e não sabe os prazos que deve cumprir, este guia vai tirar todas as suas dúvidas!

6 meses antes

Este é o prazo ideal, sem pressa ou riscos de se decepcionar!

Quando você escolhe o fornecedor de convites e papelaria personalizados com 6 meses antes do seu casamento, você tem tempo de decidir sobre diversos fatores que causam muita insegurança e dúvidas entre os noivos.

O estilo do convite (rústico, clássico, moderno, etc), a paleta de cores ideal para o seu casamento, como harmonizar a sua identidade visual com a decoração do casamento, escolher os itens além do convite que você irá precisar, são algumas dessas questões.

Além disso, você tem mais tempo para opinar no processo de criação do seu convite, e não tem nenhum problema com prazos das entregas e estoque de papéis especiais.

3 a 5 meses antes

Não se desespere, pois com este prazo ainda é possível encomendar a produção de seus convites. Mas não perca mais tempo, pois este é o limite para um trabalho feito com tranquilidade.

Mas claro, você corre alguns (pequenos) riscos, por exemplo, ficar sem um determinado tipo de envelope que tanto te encantou por falta de estoque. A mesma coisa pode acontecer com alguns tipos de papéis mais especiais e raros.

E talvez precise adiar um pouco a entrega dos seus convites.

1 a 2 meses antes

Ok, agora você pode se desesperar!

Se você contratar faltando menos de 2 meses para o seu casamento, há muitas chances de seu convite de casamento ser entregue com atraso para os convidados!

Fique atenta, pois em alguns casos, como casamentos fora da cidade ou estado e/ou com mais de 1 dia de celebração, 2 meses já é considerado um atraso para a entrega dos convites.

Além disso, você provavelmente precisará pagar uma taxa de urgência para que seu prazo seja cumprido.

Mas a pior das consequências neste caso é você não conseguir encontrar um fornecedor que tenha agenda para criar seus convites e ter que se contentar em comprar convites genéricos, sem a sua cara, ou de qualidade duvidosa.


E o convite das madrinhas e padrinhos?

Quando você deseja entregar convites especiais para as madrinhas e padrinhos – como caixinhas, cartões ou bebidas com rótulos personalizados – o ideal é que você contrate o serviço de 6 a 12 meses de antecedência, para que seus padrinhos e madrinhas de casamento recebam esses mimos entre 5 e 6 meses antes do casamento e possam se programar para a data, já que precisarão usar vestido e ternos,  em alguns casos até acessórios escolhidos por vocês.

Como os projetos aqui na Dona Amélie são todos personalizados e variam bastante, já realizamos alguns menores e mais simples em menos de 3 meses, enquanto outros muito grandes e complexos, ou que exigiram materiais especiais, levaram mais de 6.

Ainda na dúvida?

Mande um email, comente aqui embaixo, ou envie mensagem nas nossas redes sociais com o seu prazo e te responderemos bem rapidinho o que é possível fazer!

Até a próxima!

Créditos das Imagens

Foto 1-7: Maiatos | Foto 8: Sabrina Vasconcelos | Foto 9 – 14: Dona Amélie

Veja Também:

A frente da Dona Amélie, uma empresa jovem, super flexível e atenciosa com as necessidades dos clientes. Criam convites de casamento personalizados, desde 2014, para noivos que buscam mais identidade em seu casamento e não querem seguir o mesmo padrão de sempre. E realizam um trabalho de Branding para desenvolvimento de marca de empresas.

Deixe seu comentário!