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Matemática do Casamento | Aprenda de uma vez por todas a fazer o cálculo de todos os itens do seu casamento

out 26, 2018 Outros Planejamento

A fase do planejamento do casamento é sempre muito gostosa, começar a realizar cada detalhe desse dia tão esperado e ver tudo acontecendo como sempre sonhou, não tem preço, concordam?

Mas quando chega a hora de definir a quantidade de lembrancinhas, bebidas ou até mesmo calcular o tamanho que o espaço precisa ter para o número de convidados, pode ser uma tarefa complicada e deixar os noivos completamente perdidos.

Então, para solucionar todas as dúvidas desta fase do planejamento, reunimos aqui as melhores dicas que facilitará os preparativos, para acabar de uma vez por todas com o mistério.

Calculando as Guloseimas

Nada melhor do que já começar falando sobre a parte preferida dos convidados: As Guloseimas!

Além de contribuir para a decoração, ainda são as atrações mais esperadas da festa de casamento, afinal, quem não gosta de saborear essas delícias?

BOLO

O item indispensável de qualquer festa de casamento, sem dúvidas, é o bolo. Ele é a atração mais simbólica e sempre faz muito sucesso, afinal, todos os noivos sonham com a tradicional foto cortando o bolo, não é verdade?

E durante o seu planejamento é importante fazer o cálculo adequado para a quantidade de convidados. Listamos alguns tópicos fundamentais na sua escolha:

Recepção com sobremesa: Calcule 50% da quantidade total de convidados.

Recepção sem sobremesa: Calcule 50 fatias a menos, da quantidade total de convidados. Ex: Festa para 200 – bolo para 150.

Observação: Não calcule o bolo para o número total de convidados, pois é um item que sempre sobra.

DOCES

Outro item que não pode faltar e que acompanha o bolo na mesa, são os doces. Eles fazem a alegria dos convidados e ainda garantem a decoração da mesa de doces. E para que ninguém corra o risco de ficar sem essas delícias, é importante calcular da forma correta:

Recepção com jantar e sobremesa: 5 doces por convidado

Recepção com jantar sem sobremesa: 8 a 10 por convidado

Qualidade: Média 8 a 9 tipos de doces.

CHOCOLATES

Ahh, os chocolates…. Claro que eles não poderiam ficar de fora, não é verdade? Eles nunca decepcionam! Paixão universal de todas as festas, inseri-los no buffet é sempre uma boa ideia.

Confira as quantidades ideias para a sua festa:

Quantidade Mínima: 3 por pessoa

Quantidade Ideal: 5 por pessoa

Qualidade: Média de 4 a 5 tipos de chocolates.

Por Quilo: Caso o fornecedor forneça por quilo, calcule 5KG para cada 100 convidados

BEM CASADOS

Chegou a vez dos doces mais tradicionais das festas de casamento: Os bem-casados. Eles carregam toda a representação de duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo, tem significado mais fofo? Ainda dá sorte a união do casal, se distribuído a cada convidado.

Não podem ficar de fora mesmo, não é verdade?

Quantidade: 2 por pessoa.

Qualidade: Média de 2 sabores (pode diferenciá-los pela cor da embalagem ou fita).

BROWNIES

O brownie é uma das delícias que vem completando a mesa de doces dos casamentos.

Com referências americanas, o queridinho dos convidados são os de chocolate preto. Eles fazem sucesso por onde passam e muitas vezes são até confundidos com os bem-casados.

Quantidade Mínima: 1 por pessoa

Quantidade Ideal: 2 por pessoa

Observação: Se optar por ter bem casados + brownies na recepção, pode calcular 1 de cada.

Na saída cada convidado ganhará 1 bem casado e 1 brownie.​

MACARONS

Quem nunca se deparou com essas delícias no Pinterest? Eles parecem que saíram direto da tela do celular de tão fofos. Eles são docinhos deliciosos que se assemelham com biscoitos recheados e nem precisamos dizer da febre que está virando nos casamentos, não é?

Os Macarons com certeza vão apaixonar os seus convidados!

Quantidade Mínima: 2 por pessoa

Quantidade Ideal: 3 por pessoa

Qualidade: Média de 2 a 3 tipos de macarons (podem ser diferenciados pela cor e recheios)

CUPCAKES OU MINI BOLOS

Os Cupcakes nunca saem das mesas dos doces. Eles são os bolinhos mais fofos que você verá em todo universo, não tem como não deixá-los de fora!

Quantidade: 1 por pessoa

BOLO CENOGRÁFICO

Alguns noivos preferem apostar nos bolos cenográficos, ao contrário dos verdadeiros, eles podem ser facilmente transportados e ficam expostos por bastante tempo sem que corra o risco de estragar. E além dessas vantagens, ele ainda possui o valor menor do que o de verdade.

Recepção 50 convidados: Bolo com 2 andares

Recepção 100 a 150 convidados: Bolo com 3 andares

Recepção a partir de 200 convidados: Bolo com 4 andares

DOCES DIET

Não há quem resista aos docinhos de casamento, não é verdade?

Mas sempre tem aquele convidado que não quer sair da dieta ou até mesmo que possuem restrições alimentares e não podem consumir açúcar. Por isso, é sempre aconselhável investir também nos doces diets para agradar a todos os convidados.

Recomenda-se oferecer cerca de 50 unidades, para atender qualquer quantidade de convidados, pois geralmente são poucos convidados que necessitam desta condição específica.

Informação importante: Concentre estes doces fora da mesa principal, ou coloque uma plaquinha indicado que determinados doces são diets, e assim serem direcionados a este público específico.

Calculando as bebidas

Para poder calcular a quantidade e o tipo de bebida que melhor se adeque ao seu casamento leve em consideração:

  • O número de convidados.
  • Qual bebida que os convidados mais gostam.
  • Se o seu casamento será de dia ou de noite. O consumo por pessoa pode variar dependendo do horário da festa de casamento, geralmente se consomem menos em festas realizadas durante o dia que a noite. Não é uma regra, mas pode ajudar no cálculo.
  • Outro fator é o clima: se tem sol, se está frio e da mesma forma a estação do ano.

A quantidade de convidados com um perfil mais jovem que estarão presentes na festa. Se a maioria de seus convidados tiver entre 20 à 40 anos, deve-se calcular até 6 taças por pessoa.

Para calcular drinks ou cocketéis leve em consideração quais drinks estão mais na moda, atualmente Mojitos e as clássicas caipirinhas e caipiroskas sempre fazem sucesso em festas de casamento.

As bebidas chamadas de digestivas são “a cereja do bolo” para sua festa, mas nem sempre se oferece, já que a maioria das pessoas preferem café ou chá, após o jantar. Fica a seu critério definir se haverá licores ou não.

Sugestões:

Comprar as bebidas por consignação, ou seja, em lugares onde se possa devolver as bebidas que não forem consumidas na festa.

Comprar as bebidas mais caras, como Whisky e Vodkas por exemplo, pouco a pouco. Buscar promoções em lojas especializadas que ofereçam algum pacote ou desconto para casamentos.

Façam uma lista, em forma de inventário, para saberem a quantidade exata de bebidas que adquiriram para a festa.

Deixe alinhado com o maitre ou com o cerimonial para que as bebidas estejam sempre na temperatura ideal, para que não haja desperdício, nem queixas dos convidados.

Cálculos: Esta tabela é apenas um direcionamento para que calculem a quantidade de bebida que deverão comprar. Fiquem atentos ao número de convidados que já confirmaram presença através de RSVP.

  • Whisky: 12 garrafas para cada 100 convidados.
  • Espumantes: 01 garrafa para cada 2 convidados.
  • Vinho Tinto: 12 garrafas para cada 100 convidados.
  • Vinho Branco: 12 garrafas para cada 100 convidados.
  • Vodkah: 12 garrafas para cada 200 convidados.
  • Cerveja: 10 latas por convidado ou 10 a 20% do total de convidados.
  • Refrigerantes: 1 litro por convidado.
  • Água: 1 litro por convidado.

Calculando a estrutura do casamento

Todos os noivos desejam que os seus amigos e familiares fiquem o mais confortáveis possível na sua festa, e para que isso aconteça é fundamental acrescentar essa etapa na sua cheklist do planejamento: Calcular a estrutura.

Listamos algumas medidas para guiar as suas escolhas:

  • Salão: 1m² por pessoa + buffets (3m²) + pista + palco
  • Pista de dança:

– Para até 300 convidados: 4×4 = 16m²

– Par a até 500 convidados: 5×5 = 25m²

– Para até 600 convidados: 6×6 = 36m²

– Para até 1000 convidados: 7×7 = 49m²

  • Palco: 2,00 m² por músico ou seguir o rider de palco do músico.
  • Proporção: Mesas x Lounges x Bares x Buffets
  • Mesa e cadeiras: 65% a 70%
  • Lounges: 20% a 30%
  • Bar: 1 Bar com 3 metros de balcão para cada 300 convidados
  • Buffet: 1 Buffet para cada 100 convidados

Calculando o Staff

Calcular quantidade de pessoas da equipe que irá ajudar na organização da festa também é indispensável para que nada saia do esperado e garantir o conforto dos convidados.

  • Manobristas: 1 manobrista para cada 10 carros
  • Garçons:

Jantar: 1 garçon para cada 10 pessoas + Buffet e Bares

Cocktail: 1 garçon para cada 20 pessoas + Bares

  • Copeira: 1 copeira para cada 30 pessoas
  • Pessoal da Limpeza: 1 funcionário para cada 3 a 4 reservados

Calculando a papelaria

A papelaria do casamento é um item que não pode ficar de fora do planejamento e para a saber a quantidade ideal, existem duas maneiras:

  • Divida o número de convidados por 2 e acrescente uma margem de 10 a 20%
  • Divida a quantidade de convidados por 1,6 (já está com a margem incluída)

 

Calculando as sandálias

A grande dúvida das noivas é como calcular as quantidades de acordo com as numerações. Como a ideia é distribuir para as mulheres que estejam na pista, compre chinelos para 90% das suas convidadas. Sempre há aquelas que não descem do salto e outras que vão embora logo após o jantar.

Quanto às numerações calcule:

30% de pares nº 35/36

50% de pares nº 37/38

20% de pares nº 39/40

É muito importante que se tome cuidado quanto a qualidade do produto, afinal, a intenção dos noivos é que o seu convidado tenha aquele mimo durante um tempo para que sempre lembre do seu casamento com carinho.

Viu como é fácil? Fazendo cálculos simples é possível garantir o sucesso do seu casamento.

Crédito das imagens

Foto 1 e 4: Delicada Doces | Foto 2 e 3: Wagner e Vanessa | Foto 5: You and your wedding | Foto 6: Rafaela Panisset | Foto 7; Heather Scharf | Foto 8: Modwedding | Foto 9: Carol Ritzmann |

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