Oficina das Mães

4 Inspirações para casamentos ao ar livre

abr 13, 2018 Casamento

Algumas tendências vieram para ficar, dentre elas, os casamentos ao ar livre. Em tempos modernos, os noivos buscam inovar cada vez mais em seus casamentos, colocando sempre uma pitada de criatividade, seja na decoração, nas lembrancinhas ou no bolo. Por isso, os casamentos ao ar livre vêm sendo muito procurados e estão se tornando a primeira opção para essa data tão especial.

Cerimônias assim permitem explorar toda a criatividade do casal junto ao toque de romantismo que vem com essa escolha do local. A leveza dos campos, das praias, dos sítios, e de vários outros locais que podem ser aproveitados para essa festança, traz uma particularidade única de identificação dos noivos com a sua cerimônia.

Mas não pense que é tarefa fácil organizar um casamento ao ar livre. Ele pode exigir muito mais do que você imagina, principalmente com relação ao clima. Não dá para ser uma cerimônia com chuva, né? O tempo precisa estar firme, não necessariamente sol, mas no mínimo nublado e sem sinais de temporal.

Um dia ensolarado sempre torna o momento muito mais bonito, mas, como sabemos o quanto é difícil prever com exatidão o clima, e as cerimônias precisam sempre ser marcadas com antecedência, para que os noivos tenham tempo suficiente de pensar em todos os detalhes e organizar esse momento tão especial da forma que sonharam, procure sempre locais que ofereçam alguma parte coberta ou onde consigam montar uma estrutura para proteger os seus convidados de qualquer mudança climática inesperada.

1. Decoração

A melhor coisa de fazer uma cerimônia ao ar livre é que você fica totalmente à vontade para decorar do jeitinho que combina com vocês e com essa ocasião tão aguardada. As decorações vão desde os clássicos, até mesmo às decorações temáticas. E para quem pensa que por se tratar de um casamento ao ar livre, é preciso ter uma decoração luxuosa, está muito enganado!

Cerimônias desse tipo são muito procuradas, por exemplo, para mini weddings, com poucos convidados e para quem busca uma decoração mais em conta, mas sem deixar a beleza de lado. É possível sim ter uma decoração simples mas com sofisticação, e pensando nos mínimos detalhes que possam ser vistos pelos convidados. As decorações rústicas, por exemplo, são muito usadas nesses casos e fica simplesmente lindo!

Decoração Rústica

Decoração Clássica

Decoração Despojada – Colorida 

2. Traje dos Noivos

Sabemos que seja em um casório ao ar livre, na igreja ou em uma casa de festas, o vestido da noiva e o terno do noivo são itens muito importantes nessa cerimônia e precisam ser pensados nos mínimos detalhes para que, além de adequado ao local, eles sejam encantadores.

No caso das cerimônias ao ar livre, as melhores opções para as noivas são os vestidos leves e fluidos, eles combinam com a natureza das praias, dos campos, dos sítios. Além disso, são mais frescos e confortáveis para que a noiva se sinta totalmente à vontade do início do casamento até o fim dele.

Já para os noivos, o bom e velho terno preto nunca será esquecido, porém, há possibilidade de outras cores, mais claras, como o bege ou o branco. Essas opções menos escuras deixam o noivo mais descontraído, mas sem perder a elegância que a ocasião proporciona. Além disso, alguns noivos têm inovado usando apenas a camisa social com colete ou até mesmo com suspensório. E o resultado fica incrível!

3. Cabelo

Além do vestido, as noivas também devem optar por penteados mais leves e simples em cerimônias ao ar livre. Um coque sem muita perfeição, ou até mesmo os cabelos soltos, combinam muito com o clima desse tipo de casamento.

Dá para usar e abusar dos acessórios de cabelo, principalmente os florais que continuam tendência em 2018. É interessante deixar os cabelos mais informais e descontraídos, tem tudo a ver com as cerimônias ao ar livre e, além disso, estão super em alta.

4. Make

Assim como nos vestidos e nos cabelos, a leveza e simplicidade também deve estar na maquiagem escolhida para uma cerimônia ao ar livre. A maioria deles acontecem durante o dia, o que deve deixar a maquiagem ainda mais tímida. Para cerimônias que acontecem mais no fim do dia e se estendem durante a noite, as noivas conseguem abusar um pouco mais das cores, mas sem exageros.

Para qualquer maquiagem, você precisa se sentir bem e confortável, precisa estar usando aquilo que combina com a sua personalidade. Mas a dica é sempre optar por makes mais clean e naturais.

Esperamos que essas referências sejam de grande inspiração para a organização de seu casamento ao ar livre. Como já dissemos, eles são ótimas opções para os noivos inovarem, criarem e terem uma cerimônia livre e leve. Mas, seja qual for o local escolhido para a sua cerimônia, ele deve se encaixar perfeitamente com a personalidade e energia do casal, para que esse momento, tão aguardado, seja mais inesquecível ainda.

Créditos das imagens

Foto 1, 18, 24: Matheus Koelho Fotografia | Foto 2, 3: Arruda e Poubel | Foto 4, 5, 6, 19: Los Padrinos Fotografia | Foto 7, 13, 17: Julia Pessoa | Foto 8: Yani Ramos Photography | Foto 9, 10, 11: Sweet Sail | Foto 12: Pinnola Fotografia | Foto 14: Marina Lomar | Foto 15: Fernanda Ferraro | Foto 16: Elias Kordelakos | Foto 20: Hot Metal Studio | Foto 21: Icasei | Foto 22: Monica Dantas Fotografia | Foto 23: Margherita Calati | Foto 25: BRZ Photography | Foto 26: Vanilla Photography | Foto 27: Laura Fonseca | Foto: 28 – 39: Divulgação

Social Media | Equipe ODN
Formada em Comunicação Social/Radialismo pela FACHA, trabalhou na área de produção de eventos e produção executiva. Atualmente trabalha com agenciamento artístico, dando suporte nas negociações e acompanhamento de artistas, e também no Oficina das Noivas, na área de mídias sociais e criação de conteúdo.

Deixe seu comentário!